terça-feira, 22 de junho de 2010

A FALTA DE IDÉIAS !


Em se tratando de Desenvolvimento Humano Sustentável, "veio bem aos ouvidos", pensamentos sobre a existência humana, do ilustre escritor português, José Saramago, quando, em uma entrevista, falava sobre filosofia de vida.

E então, destacava dizendo, que é preciso reflexão.
Não aquela reflexão que o cientista usa como um objetivo a cumprir,
aquela, como uma reflexão à cerca do trabalho de pensar e que, sem
esta, dá-se a consequência tamanha da FALTA DE IDÉIAS !
E que, sem essas também, parece-o, que não vamos a parte nenhuma.
Falando sobre a tecnologia, por exemplo, quem a inventou foi um gênio
pensante, de grande idéia, porém, da maneira pela qual desfrutá-la é que ficou uma lacuna de grande espaço.

Isso se deu pela falta de tempo, o que nos parece claro.
Fazemos o que fazemos para corrermos, principalmente, atrás do dinheiro, e, em nossa sociedade, o que menos temos, por isso, é tempo.
Para melhorar, efetivamente, a qualidade de vida, é preciso, portanto, concluindo, refletir, pensar antes de agir ou usar, para que façamos uso de instrumentos, que resolvam problemas tangíveis e intangíveis, que venham a solucionar dilemas tais como: ser ou nao ser; ter ou não ter; saber ou não saber...

De que maneira usar, da forma pela qual trará benfeitorias para os seres humanos,
de modo que o aproxime da fusão contextual de nosso tempo, de nossas necessidades, das necessidades da sociedade, promovendo, realmente, a felicidade para todos.

Não obstante, a política de um modo geral e primordial, a política da geofísica, a da geografia humana, são as que mais urgem de idéias para solucionar os horríveis desastres que presenciamos no cotidiano.
Idéias existem até para solucionar o problema da corrupção, da justiça/injustiça, da saúde, da habitação, da educação, da violência, do transporte, da alimentação, da ecologia...
Só não existem idéias para solucionar a morte, infelizmente, ainda ... mas isso, no momento, é uma questão, tão somente, de falta de amor entre "os homens"...
Porque se houvesse mais amor, simplesmente, me parece, a humanidade estaria
salva.

Salva e vivendo verdadeiramente em um planeta lindo, com sua natureza exuberante, criada de maneira excelente em sua natural concepção de desenvolvimento humano sustentável, propriamente dito.

Um mundo equilibrado, sem guerras entre nações, sem violências contra os seres humanos e todos os outros viventes, o respeito acima de tudo, pelo nobre presente, a vida que Deus criou .
Acho que é essa, a parte onde todos queremos chegar.

Nenhum comentário: